Câmara Municipal de Ourinhos
Notícia

Enfermeiro faz apelo ao Governo Federal para que aumente as vagas para internação pelo SUS na Santa Casa

01/06/2017

O problema da falta de vagas para internação pelo SUS na Santa Casa de Ourinhos foi destaque do pronunciamento realizado pelo Vereador Alexandre Florêncio Dias “Enfermeiro Alexandre” (PSD), durante a 17ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira, 29.

 

Devido à reconfiguração do sistema de saúde nacional determinado pelo Governo Federal, a população que precisa de pronto atendimento tem que obrigatoriamente ir até a UPA e caso aconteça necessidade de internação, as vagas credenciadas pelo SUS na Santa Casa de Ourinhos são insuficientes, o que tem gerado um grande transtorno para os munícipes. “O problema vem se agravando e precisamos unir forças. A Santa Casa tem um número específico de leitos credenciados pelo SUS para internação. Por exemplo, um paciente que sofre acidente, é socorrido pelo SAMU, o médico regulador das vagas do SAMU direciona se o paciente vai UPA ou Santa Casa. Se é mais crítico, vai para a Santa Casa, os casos clínicos vão para a UPA, depois de avaliado se precisar de internação tem que ir para Santa Casa também. Outro exemplo, cidadão vai direto para a UPA e existe a necessidade de internação, é solicitado vaga para a Santa Casa. O problema é que com o número restrito de vagas na Santa Casa, os cidadãos estão ficando dias na UPA aguardando um lugar, o que é desesperador para as famílias”.

 

O vereador fez questão de explicar o funcionamento do atendimento de emergências pelo SUS e destacou que o Prefeito Lucas Pocay e a Secretária de Saúde Cassia Palhas também estão lutando pelo aumento do número de leitos. “Logo no início do governo, o Prefeito Lucas Pocay começou um diálogo com a Santa Casa e conseguiu aumentar algumas vagas. Mas o problema é bem complexo, pois mesmo com todo esse esforço, com aumento do repasse, o número de vagas ainda é insuficiente, pois a população cresceu muito e o número de leitos do SUS não seguiu esse crescimento. Não podemos culpar a Santa Casa ou a Prefeitura, é um problema nacional, pois o Governo Federal criou as UPAS, construiu os prédios, só que quem tem que arcar com os custos é o município e ainda deixou o mesmo número de vagas para internação nas Santas Casas. Se a Santa Casa recebe o paciente como vai pagar os custos? A tabela do SUS já é completamente defasada e para atender as vagas que existem, a Santa Casa precisa vender serviços aos convênios e particulares para cobrir o rombo”.

 

O assunto é muito sério e o Enfermeiro Alexandre ressaltou que Deputados e Senadores também precisam ajudar. “Os cidadãos que têm familiares aguardando vagas na UPA para internação na Santa Casa estão desesperados. Espaço físico tem, o que o Governo Federal precisa é reajustar a tabela SUS e aumentar o número de leitos. Temos que juntos trabalhar para uma solução. Hoje, podemos dizer que o atendimento na UPA melhorou muito, claro que existem médicos e médicos, casos e casos, mas a equipe toda, com certeza, está atendendo muito bem e a reclamação antes era muito maior, contudo esse problema das vagas de internação é real, todos precisam ter conhecimento e o poder público trabalhar unido para melhorar essa situação”, finalizou.

Relacionados
  • Vereadores Relacionados:
  • Alexandre Florencio Dias (Alexandre Enfermeiro)
Veja mais Notícias

Ouvidoria Municipal:

0800 770 4364

Chat

Nossa Estrutura

TV Câmara

Galeria de Fotos

Fale com o Presidente

webmail

Rua do Expedicionário, 1.550 - Jardim Matilde - CEP 19901-630 - Ourinhos / SP - Fone: (14) 3302-4364 - Fax: (14) 3302-4363

Copyright © 2017 Câmara Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados   |    alc propaganda - criação de sites